MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Química Tecnológica

Curso de Graduação em Química Tecnológica

CEFET-MG

História do Jaleco Branco, seu melhor amigo dentro do laboratório

Última modificação: Quarta-feira, 10 de março de 2021

História do Jaleco Branco, seu melhor amigo dentro do laboratório

Já se sabe que o Jaleco branco virou uma tendência, febre nacional, última moda em Paris. Esta vestimenta já deixou de ser há muito tempo apenas um equipamento de proteção individual: é um símbolo de status e importância para quem o usa. Mas você já parou para pensar de onde surgiu a ideia de se usar, uma espécie de capa de algodão, para proteção de profissionais da saúde e para as diversas profissões que atuam em laboratórios por todo o mundo?

Os primeiros relatos na história da humanidade datam o uso do equipamento de proteção no final da Idade Média, quando teria sido utilizado por médicos europeus para protegê-los em meio à peste bubônica. O fato curioso é que, nesta época, o jaleco era acompanhado de diversos acessórios que atualmente seriam considerados estranhos: luvas, chapéus, e máscaras que possuíam um bico pontiagudo para proteger o nariz. Um detalhe importante é que, naquela época, o tecido usado era escuro e quanto mais manchado fosse, maior seria a credibilidade do médico.

Somente no século 19, quase ontem, que, em detrimento dos diversos avanços da epidemiologia, provou-se que a assepsia em hospitais era fundamental ao combate às doenças. Por esses fatores, foi então adotada a obrigatoriedade do uso de um jaleco na cor branca e devidamente higienizado. Além disso, um dos principais fatores frisados na época, que ainda é ressaltado nos tempos atuais, é o cuidado que se deve ter ao retirar tal proteção no ambiente de trabalho, qualquer que seja a sua profissão. Na verdade é bem simples entender o porquê. Se um profissional usa o jaleco, ou qualquer outro tipo de equipamento de proteção individual em seu local de trabalho, este não pode ser carregado para fora do ambiente, independentemente do risco que o trabalho executado oferece.

Para quem atua em áreas que oferecem algum tipo de risco, o uso correto de EPI ‘s acaba sendo tão rotineiro que pode acabar sendo negligenciado quando se está acostumado à rotina de trabalho. Portanto, é totalmente pertinente que a utilização correta destes seja reforçada para todos. Sobre esse tema, o maior problema enfrentado pelos laboratórios é fazer  a conscientização dos usuários sem que ela se torne maçante e impertinente.

 

Referências Bibliográficas

“Porque os médicos usam jaleco?” – Acesso em: 30 set. 2020.

“A origem do jaleco: a roupa mais utilizada pelo profissional de biotecnologia” – Acesso em: 30 set. 2020.


Esse artigo foi produzindo pela aluna Ana Luisa Gonçalves, assessora de RH da Manner Jr, empresa júnior do curso de Química Tecnológica do CEFET-MG. A Manner Jr, oferece projetos de consultoria e treinamentos para equipes na temática das boas práticas laboratoriais. Como uma empresa que preza pela inovação, a elaboração de conteúdos instigantes e com novos pontos de vista é um dos principais focos de atuação da equipe. Se você ficou interessado neste tema, tem dúvidas ou gostaria de entender mais sobre os serviços oferecidos pela nossa empresa júnior, entre em contato com a Manner Jr clicando no link abaixo:

Logo trans puro