MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Química Tecnológica

Curso de Graduação em Química Tecnológica

CEFET-MG

Migração Curricular

Última modificação: Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

ORIENTAÇÕES SOBRE A MIGRAÇÃO

A implementação da nova Matriz Curricular (MC) teve início no primeiro semestre de 2023, com a oferta exclusiva do primeiro período. Conforme previsto no PPC, a substituição estava planejada para ocorrer semestralmente até a completa integralização. No entanto, a Resolução CEPE/CEFET-MG no 8/23 de 9 de outubro de 2023, complementada pela Resolução CEPE/CEFET-MG no 9/23 de 27 de novembro de 2023, introduziu a opção de não migração apenas para alunos que, ao final de 2023.2, tivessem integralizados acima de 80% da carga horária do curso. Já a Resolução CQTEC/CEFET-MG no 27 de 22 de outubro de 2023 estabeleceu-se que os alunos com CH ≤ 60% migrariam de forma compulsória.

De acordo com o art. 3º da Resolução CEPE/CEFET-MG no 8/23, coube ao Colegiado de Curso deliberar sobre a equivalência entre os componentes curriculares da matriz antiga e os da nova matriz curricular, os percentuais para a migração dos(as) estudantes, bem como as disciplinas da matriz antiga que serão aproveitadas como optativas e as que necessitarão de complementação de estudos para a dispensa. O CQTEC, antes mesmo de definidas as regras de migração, organizou uma tabela de equivalência de todas as disciplinas obrigatórias e que foi publicada na Deliberação CQTEC/DIRGRAD/CEFET-MG no 1/23, de 5 de junho de 2023.

Além do estudo que definiu a equivalência de todos os componentes curriculares para atender aos alunos que obrigatoriamente migraram de MC (Tabela 1), nesta página você encontra informações adicionais sobre a equivalência dos componentes curriculares pendentes, beneficiando principalmente os alunos que optarem por não migrar de MC (Tabela 2).

Nessa Tabela 2, os componentes curriculares vinculados à MC 10318 (antiga), que foram ou serão descontinuados, foram organizados por período. Juntamente com essa organização, estão sendo apresentadas as equivalências que poderão ser cursadas na MC QUI2023 (nova). Disciplinas equalizadas que permanecem inalteradas não foram incluídas, uma vez que continuarão sendo oferecidas semestralmente.

Para situações omissas, como aquelas que impactam os discentes em Mobilidade Acadêmica, será necessário submeter tais casos para análise do CQTEC, assegurando assim uma abordagem adequada e personalizada para cada situação específica.

Documentos importantes: